terça-feira, 6 de outubro de 2009

NUOVO PAESE, HOJE ANTONIO PRADO-RS...


Conjunto de lojas modernas, porém com leitura de elementos da arquitetura histórica local. Uma solução criativa e válida, sem imitar o passado. O mesmo acontece no exemplar da Prefeitura Municipal, abaixo. Um prédio neoclássico sem platibanda, apenas encimada pela larga cornija. Muito bonito e ao lado um moderno edifício com releitura da época também, que não destoa e não imita o vizinho. Se não viraria um coisa kitsch.

Este edifício distante do centro, repete a ideia de ter algum componente da bela arquitetura do passado. É o telhado, que salva a estética de novo. E por último aparece a reconstrução da torre-campanário da igreja central, disposto nos fundos, na tradição italiana de deixar a torre isolada. Refeita em madeira como no original, mais uma estrutura de aço interna, para que sobreviva a um possível não desejado, novo tornado. Que a derrubou no início do século XXI. Obras sob supervisão do IPHAN, que instalou uma representação lá, devido ao importante acervo.
Posted by Picasa

2 comentários:

carcamano disse...

Felizmente, os blogs tem conteúdo e qualidade bem maiores que o Face, apesar do baixo IBOPE aparente. O Face se banalizou demais. Continue apostando nele...

giljacobus disse...

Exato, o Face na vala geral é quase todo besteirol, calúnias políticas, gente querendo ibope, resumindo: uma geléia geral do fútil que predomina na alienação adubada da maioria !