domingo, 4 de outubro de 2009

O CARRO DO POVO = WOLKSWAGEN POR F. PORSCHE...


O engenheiro mecânico Ferdinand Porsche apresenta a sua criação do Kleinauto à Chancelaria Alemã em 1933. Foi uma reinvenção do carro de passeio, previsto para ser acessível ao povo. Como de fato aconteceu, para rodarem pelas impecáveis Autobahn, em pista dupla e concretadas. E sempre com passagens de nível, acostamentos com grama e malha viária em todas as regiões alemãs. Tocadas pelo Ministro dos Transportes: Todt.


O modêlo foi sendo aprimorado, como se vê neste exemplar, exposto no Museu de Wolfsburg. Depois da II Guerra, a fábrica destruida e Porsche condenado em 2 anos de prisão, ocorre a reconstrução finalizada em 1946.
Assim ficou depois de pequenas alterações sucessivas. A fábrica foi inaugurada em 1940, já no período da guerra, quando produziram 70.000 unidades especiais para o exército. E o carro do povo até 1938 só teve 30 exemplares construidos, pela Daimler-Benz sob encomenda. A produção iniciou-se sob a intervenção inglesa, apenas em 1945, e aí não parou mais de crescer a cada ano. Depois de 10 anos, saiu o Vokswagen n.o 1.000.000 sob a direção do alemão Heinz Nordhoff. Fonte: Hist. do Automóvel de Kurt Hünninghaus, volume 2.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: