domingo, 11 de outubro de 2009

PROJETO DO ARQUITETO ALVARO SIZA NA BEIRA DO LAGO GUAÍBA...


Formado no ano de 1955 em Portugal, Alvaro Siza foi convidado a projetar esta pinacoteca com 8.000 m2 de área em lote no barranco de um hectare. Trata-se de um monobloco todo em concreto armado, com cimento branco. O custo foi descontado no IR de diversas empresas, pela Lei Federal de Incentivo a Cultura, ou seja, indiretamente paga pelo contribuinte como um todo. E como no mundo das artes vale tudo, mesmo o abstracionismo, a dita expressão gráfica alienatória, que não diz nada, não contribui pois só distrai, eu e muitos amigos ficamos pasmos com a coisa toda. Ainda bem que o Siza ganhou um prêmio internacional pela criação arquitetônica. A se refletir nas águas poluidas do nosso lindo lago, em foto de Nelson Kon, para a revista paulista Projeto-341, jul-08. Visitamos o local no dia 21.8.09, e tomei a liberdade de intervir com as cores da bandeira gaúcha.
Posted by Picasa

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Gil, tudo bem? o que voce quer dizer com a expressao "não diz nada, não contribui pois só distrai," Acredito que esta obra esteja sendo usada para promover a cultura na comunidade Porto-Alegrense?
Qual a finalidade desta obra entao?

Nicole Marks

giljacobus disse...

A obra arquitetônica acabou sendo um destaque para POA e o arquiteto Siza de Portugal, e claro, o conteúdo são as pinturas abstratas expostas lá dentro. Que para mim e alguns colegas, são alienantes, mas muito badaladas pelos gestores e empresários desta Fundação. Como um borrão e misturada de pinceladas sobrepostas podem emocionar alguém? Agora, tu podes ser induzido a achar que é importante.

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel