segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FACCAT E O ANTE-PROJETO DO CAMPUS...


Em 1996, tendo me mudado de Porto Alegre para Taquara-RS, soube do Concurso de Projeto para o Campus, em área de aproximadamente 7 hectares, no Morro da Formiga, zona norte da cidade. Apresentei o ante-projeto dentre outros 6 concorrentes. As áreas quadradas de cada dependência exigidos no edital, tratei de adequá-las nas minhas modulações dos inúmeros blocos previstos. Sem levar ao pé-da-letra, a quebradeira de medidas para cada ambiente. Este corte, dividido em duas imagens, mostra o Bloco Sala de Aulas, (possível de ser multiplicado). E como todo o sítio é inclinado, tirei partido do pilotis, livre do terreno em parte e proporcionando acesso por eles. Criei um espaço interno de pé-direito triplo e cobertura translúcida de policarbonato. E oitões de chapas-venezianas para ventilação, além do vazio entre o telhado de alumínio e a laje-cobertura do último pavimento. Com possibilidades de fechamento em vidro de forma articulável, garantindo controle da ventilação necessária. Inspirei-me no prédio do colega Vilanova Artigas e seu brilhante prédio da Arquitetura da USP. As circulações se dariam em torno deste volume vazio central generoso, e iluminado zenitalmente (natural) de dia. Sem exposição ao frio do inverno rigoroso ou a insolação insuportável da época primavera-verão gaúcho. No piso deste grande lobby, uma área de convivência-café, circundado pelos acessos em rampa ou escadaria. Externamente uma cobertura de aço em grande projeção do beiral em face inclinada (45 graus), a fim de evitar a incidência de chuva nas vidraças maxi-ar. A estrutura metálica seria toda revestida com chapas de cimento-amianto-lisas, experiência na obra do aeroporto SBPA de POA. Mas o juri local, ( eu esperava um estadual), não percebeu a inovação, e claro escolheu um projeto comum, do tipo escola pública com corredores abertos. A mesma solução do Campus da Unisinos em São Leopoldo. Tanto que as venezianas de aço especificadas para as salas de aula, voltadas para esta circulação aberta e executada no Campus, foram fechadas com chapas de aço, aparafusadas nas aberturas altas. Devido ao fluxo de ar gelado, que provém do vale do Rio Paranhana ao oeste, no inverno. Pode-se concluir que não tive sorte, pois esta idéia diferente do usual foi, digamos, mal entendida.
Posted by Picasa

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi pai, já estive dentrod e uma sala de aula na Faccat e posso dizer que foi uma experiencia "gelada". Não há nenhuma proteçnao contra o clima frio do inverno gaúcho.

giljacobus disse...

Pois é isto que chamo a atenção, no meu projeto não haveria esta exposição ao frio e vento do oeste lá do Campus. Valeu Themis!