domingo, 27 de dezembro de 2009
FRENTE A FRENTE...
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
CARMOTOR NA LINHA FÉRREA POA a CANELA-RS...
Há muito que eu procurava por uma foto do veículo construido na cidade gaúcha de Cachoeira do Sul, com mecânica diesel importada claro, e que andava mais rápido do que o trem a vapor. Nesta foto um carmotor está na estação de Campo Bom no Vale do Sinos, que obtive a partir do jornal comemorativo dos 50 anos da emancipação da cidade (hoje com 75.000 habitantes) desmembrando-se do município de São Leopoldo. Quando criança nós morávamos aí e circulávamos pelo centro, local desta estação que permanece de pé até hoje e muito bem conservada. Mas absurdamente a estrada de ferro foi desmanchada em 1964, e durou 56 anos, depois do trecho ter sido concluido em 1908, até a cidade de Taquara.
PALAZZO MONDADORI_____ MILANO-ITALIA...
Uma das mais imponentes obras do arquiteto Oscar Niemeyer, concluida em 1975 em Milano, Italia para a sede da editora Mondadori. Encomendado pelo presidente desta empresa de forma que tivesse alguma semelhança com o Palácio Itamaraty, já que Mondadori gostou muito, quando esteve em Brasília. Então foi idealizado estes arcos idênticos porém com espaçamento das colunas de forma desigual e irregular. Como o Itamaraty os pavimentos são suspensos na caixa formado pela estrutura de concreto armado nú, e parte da redação fica em bloco no subsolo. Reportagem publicada na revista Modulo-41 de dez.1975. Estrutura calculada por Antonio Nicola e na arquitetura houve a participação de Glauco Campello e Luciano Pozzo.
O PROJETO MAIS ARROJADO DO RS...
Prédio projetado pelo escritório M. Roberto Arquitetos, destinado a sediar a central de dados do Banco do Brasil em Porto Alegre-RS. Na minha opinião a construção mais criativa, diferente e arrojada do estado, e concluida em 1980. Na foto publicada na revista Modulo e editada por Oscar Niemeyer, quando a obra estava em execução em 1979.
PROJETO DA UNIVERSIDADE DE CONSTANTINE NA ARGÉLIA...

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e concluido em 1977, com solução técnica estrutural do pessoal da Construtora Rabello e escritório da Projectum Engenharia, sediadas no Brasil. O auditório em forma de ave apoiada em 4 pontos, tendo uma viga invertida biapoiada em triângulos chumbados na grande plataforma de concreto onde há espelhos d'água. A circulação se dá por debaixo desta Praça Magna. O prédio maior é o da salas de aula com 200,00 m, tendo de cada lado nas pontas, balanços de 25,00 m. Tem ainda um edifício em lâmina alta que abriga a administração, e um outro bloco cilíndrico baixo que fazem parte do conjunto.
sábado, 12 de dezembro de 2009
MARGS em POA___E OS MEXICANOS...
MEMORIAL DO RS em POA...
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
VEÍCULOS A MOTOR PRECURSORES...
Utilitário contruido por Gottlieb Daimler em 1898 com 2 cilindros e 1.530 cc, 4 CV e 750 rpm. Fazia 10 km/h com carburador pulverizador e ignição incandescente. E a charrete motorizada desenvolvida em 1886, o primeiro carro com 4 rodas do mundo. Mas a população de Stuttgard reclama da insegurança, fumaça e parte para experimento em barco no Rio Neckar, quando o piloto Maybach é preso depois de uma experiência inicial. Aí Daimler presenteia ao Príncipe Bismarck, um barco e consegue a simpatia e as primeiras encomendas destes motorizados barcos. Fonte História do Automóvel de Kurt Hünninghaus, editora Boa Leitura S.A.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
CORREIOS DE TAQUARA-RS DE 1951...
Havia um projeto para reformar e ampliar este prédio todo estruturado em concreto armado, por parte do departamento de arquitetura e engenharia da própria autarquia. O sobrado de 57 anos, já estava abandonado fazia mais de uma década, por ser pequeno, em 2008. Neste meio tempo foi aprovado o Plano Diretor, em que exigia um recuo de 1,50 m nas duas ruas. Ao mesmo tempo defendia os Prédios Históricos ao longo da Rua Tristão, e apesar de não ser tão antigo, é um exemplar modernista importante da memória taquarense. Quando percebi que o projeto proposto para a Prefeitura Municipal aprovar e dar a licença para a construção-reforma, este seria descaracterizado, ao eliminar os cobogós (elementos vazados em grelha) e redimensionar as aberturas, entre outros detalhes. Passei a defender um revisão do projeto dentro do Conselho de Acompanhamento do Plano Diretor (Conacplan), para que houvesse a ampliação necessária e a restauração das fachadas como sempre foi. Não adiantou, houve pouco caso dos responsáveis e a descaracterização aconteceu, parecendo agora um prédio novo. O avarandado em pilotis foi ocupado e instaladas cortinas metálicas no canto da esquina. Com tudo isto a memória se foi, quem não conheceu não imagina que a estrutura salva (para não ter que recuar, caso fosse todo novo) teria hoje 58 anos de construção. O IPHAE lamentou o fato e o professor Günter Weimer da UFRGS também, para meu consolo.
ARQUITETURA DE FRANCISCO LISBOA EM GRAMADO...
Assinar:
Comentários (Atom)
